quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Compreender as coisas, significa uma tentativa de retomar o 'retorno às coisas' de Husserl tendo em conta as dissidências de Heidegger e de Derrida, por um lado, e as cinco principais descobertas científicas do século XX, por outro. Estas descobertas são retidas por um critério interno à fenomenologia que é assim reformulada (filosofia com ciências): teoria do átomo e da molécula, no domínio das ciências dos astros; biologia molecular, no domínio das ciências da vida; teoria do interdito do incesto e da correlativa exogamia como laço social primordial (Lévi-Strauss), no domínio das ciências das sociedades; dupla articulação da linguagem (Martinet), no domínio das ciências da linguagem; teoria tópica das pulsões (Freud), no domínio das ciências do psiquismo. Cada um destes domínios é caracterizado por um duplo laço, de que o mais estrito, da ordem da dinâmica energética, é respectivamente as forças nucleares atómicas, o ADN das células, as pulsões sexuais não-conjugais interditas nas unidades de habitação, os fonemas e as letras do alfabeto, as pulsões recalcadas inconscientes. Quatro grandes evoluções históricas se desenham assim: a do cosmos e da terra, a da vida terrestre, a das sociedades humanas e a das suas textualidades no Ocidente e na Ásia, a que se acrescenta a evolução histórica de cada vida humana. (F. Belo)
Há um 'manifesto' que expõe os principais argumentos no blog 'filosofia.com.ciências' (e em francês no 'philo.avec.sciences')

1 comentário:

  1. Gostei mesmo do seu texto no Público de ontem. Pela primeira vez li alguma coisa numa perspectiva sobre a qual tenho escrito.
    http://existenciasustentada.blogspot.com
    A "revisão" da nossa Sociedade urge e passa muito pelo reconhecer que o trabalho (e o rendimento) terá de ser mais distribuído. E por boas razões: nas últimas dezenas de anos passamos a produzir muito mais em muito menos tempo de trabalho. Mas, em vez de colocar milhões no desemprego temos que passar a trabalhar (cada um) menos, subido a sua qualidade de vida (não de rendimento) e de felicidade individual.
    Trabalho: http://existenciasustentada.blogspot.com/2010/09/19-trabalho.html

    ResponderEliminar